Hipertensão ou "Pressão Alta"
Se você NÃO TEM, CUIDE PARA EVITAR
Se você TEM, CUIDE PARA CONTROLAR
O que é Hipertensão?
A Pressão Arterial (PA) que mantem o sangue circulando no organismo, é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos.
O organismo funciona com nível pressórico aceito, universalmente normal, em torno de (<140/ <90 mmHg) para adultos, respeitando-se a individualidade de cada um.
Os médicos classificam a PA entre 120/80 e 140/90mmHg como normal ou "pré-hipertensão".
Normalmente, indivíduos com PA igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso.
Siga 10 atitudes saudáveis e controle os níveis de pressão:
1. Manutenção do peso ideal: o sobrepeso dificulta o trabalho do coração para bombear o sangue.
2. Atividade física regular: melhora a resistência do sistema cardiovascular e pulmonar. Antes de inicar o treinamento, procure um médico.
3. Redução de sal: o excesso de sal além de aumentar a pressão, pode prejudicar o sistema renal e digestório. Mantenha o saleiro longe da mesa na hora das refeições. Reduza o consumo de enlatados e alimentos em conserva.
4. Evitar bebidas alcoólicas: o álcool em grande quantidade é inimigo da pressão arterial controlada. Elimine o consumo ou tenha muita moderação.
5. Dieta saudável: acrescente muitas frutas, verduras e legumes no seu cardápio diário. Prefira carnes magras ou frango ou peixe. Beba muita água. Evite a gordura em excesso, pois pode comprometer a parede dos vasos.
|
Frutas e Água Presença de gordura nos vasos |
6. Medicamento: deve ser atualizado pelo médico com certa frequência. Ingerir em dose e horário correto.
7. Cigarro: além de comprometer toda saúde, o tabaco e demais substâncias do cigarro elevam a PA.
8. Estresse: controle suas emoções e a sobrecarga do dia-a-dia. Inclua atividades relaxantes e "escute" os sinais de seu corpo.
9. Exames médicos: são eficazes para diagnosticar patologias e facilitar no tratamento. Além disso servem para adequar a medicação.
10. Medir a pressão: a PA regula todo o metabolismo do nosso organismo. É importante acompanhar os níveis pressóricos no mínimo uma vez por ano, ou com maior frequência para os hipertensos.