Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fisioterapia na Doença de Parkinson

        A Doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do SNC (Sistema Nervoso Central), onde ocorre uma deficiência na produção da substância DOPAMINA. Em geral acomete os idosos.

Corte transveral do cérebro - local da dopamina
Sinais e Sintomas
      Os sinais e sintomas da DP podem ser confundidos com as alterações que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Os sinais mais evidentes são:
  • Tremores
  • Rigidez nos movimentos
  • Lentidão nos movimentos
  • Passos curtos ao caminhar
Passos curtos e Rigidez de movimentos

 
      Outras alterações:
  • ¡Micrografia (escreve em letras pequenas)
  • ¡Embaçamento da visão
  • ¡Disartria (dificuldade em articular as palavras)
  • ¡¡Sialorréia (saliva em excesso)
  • ¡Deformidades de mão e pé
  • ¡Demência
  • ¡Depressão
 Tratamento Fisioterapêutico

      Algumas condutas podem melhorar significativamente a qualidade de vida desses pacientes:

Alongamento e Fortalecimento muscular

Fortalecimento de membros inferiores e agachamento
Treino de Equilíbrio
Treino de caminhada com passos longos e uso de resistência
Hidroterapia
           O paciente com DP deve realizar exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, pedalar), pois estudos mostram que essas atividades retardam o processo de degeneração das substâncias cerebrais, como a DOPAMINA. 

Exercício aeróbico
 

5 comentários:

  1. Parkison deve ser bastante imteressante se trabalhar Marcela, queira eu ter paciente de Parkison aqui na clínica!!!Bjo e sucesso pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Chamo-me Diana Rosa,tenho 16 anos e estou a terminar o meu 12ºAno, num curso profissional de Design. Como tal, vou realizar um projecto de aptidão profissional e estou inclinada para o design inclusivo, ou seja, fazer algo para alguém com mais dificuldades em se adaptar as coisas do dia-a-dia e tentar torná-las um pouco mais fáceis/acessíveis para os mesmos.
    Neste processo, andei a pesquisar o que é a doença de Parkinson e tentei perceber onde precisam de mais ajuda, mas sem sucesso.
    No meio da pesquisa, vim parar aqui e decidi deixar-lhe um comentário para saber se poderia me ajudar a perceber e indicar onde tem mais problemas e como podiam ser resolvidos, como base do meu trabalho, e talvez conseguir melhorar um pouco das suas condições de vida e,também, aproveitar e felicitar-lhe pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Olá Diana.
    Parabéns pela iniciativa.
    Me envia um email: marcelamoreira1@gmail.com
    que te respondo melhor sobre sua dúvida.

    att.

    ResponderExcluir