Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Esporão do Calcâneo

O que é?

         O esporão do calcâneo é um tumor ósseo benigno no calcanhar que pode ser consequência de uma tensão excessiva do osso. Essa proeminência óssea pode se formar na região inferior – por comprometimento da fáscia plantar ou na parte posterior - por comprometimento da bolsa retrocalcânea (fig.1).
            O calcâneo é o osso de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e funciona como base de equilíbrio. A cada passo direcionamos o peso do corpo no calcanhar, e esse peso é transbordado para todas as estruturas adjacentes (músculos, tendões, ligamentos) de forma constante.

Fig.1: Estrutura óssea do pé
Como surge o esporão?

           Para compreender a origem do esporão é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos para execução dos movimentos. Um estrese excessivo na região do calcanhar provova um estiramento da fáscia e origina micro-lesões e inflamação. Tanto o tendão como os tecidos moles podem ficar inflamados e doloridos quando isso acontece.


Inflamação na fáscia plantar gerando tensão na região do calcâneo


         Os esporões são quase sempre dolorosos, principalmente ao caminhar. Em alguns casos o pé adapta-se a esta proeminência e a dor pode até diminuir. A dor geralmente inicia pela manhã ou quando são dados os primeiros passos após longos períodos de repouso. Raramente tem inflamação visível, avermelhamento ou outro sinal aparente na pele.

            Alguns fatores podem tornar o indivíduo mais susceptível:
  • Praticantes de esportes de impacto como corridas e maratonas: pois há uma pressão constante do calcanhar com o solo.
Atleta de maratona


  • Encurtamento do tendão de Aquiles (fig.1) ou da musculatura posterior da perna.
Encurtamento de musculatura posterior

  • Alterações na formação do arco dos pés (pé plano e principalmente pé cavo e rígido)
Tipos de pé
  • Alterações na marcha (pisada errada)
  • Trabalhar em pé por longos períodos
  • Sobrepeso 

Diagnóstico
  • Exame físico
  • RX (pode não diagnosticar esporões em formação)


RX do pé: presença de esporão
  • US e RNM importantes para avaliar a integridade e qualidade da fáscia plantar
Prevenção
  • Alongue-se
  • Mantenha-se no peso ideal
  • Utilize calçados com amortecedor para evitar impacto no calcanhar
Calçado com amortecedor

Tratamento Fisioterapêutico

  • Uso de TENS e US para analgesia e melhora do quadro inflamatório
  • Massagem na região plantar
  • Mobilização intrarticular
  • Alongamento do tendão calcâneo (de Aquiles), da fáscia plantar e de toda musculatura posterior da perna
  • Fortalecimento para musculatura intrínseca do pé
Puxar a toalha com a ponta dos dedos promove o fortalecimento dos pequenos músculos do pé
     
  •  Reflexologia podal
Reflexologia podal
  • Orientações
    • Preferir exercícios sem impacto: bicicleta, musculação, natação, hidroginástica 
    • Utilizar calçados com amortecedor
    • Uso de palmilhas
    • Para mulheres o uso de um pequeno salto ajuda a deslocar o peso do corpo para frente e alivia a sobrecarga no calcanhar
    • Evitar passar muito tempo em pé 
  • Auto-massagem
Massagem com bolas de gude
Massagem da fáscia plantar com uso de embalagem de desodorante.
Pode ser utilizado um pedaço de cano, de bambu ou cabo de vassoura.
  • Pilates
  • RPG para reeducação da marcha
  • Acunputura

O que esperar do tratamento?

         Ótima nótícia! Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento.
       Cirurgia para esporão é o último caso. O indicado é procurar um especialista de tornozelo e pé pois nem toda dor no calcanhar indica esporão. Cada paciente é único e tratado individualmente de acordo com seu perfil.






60 comentários:

  1. Ontem fui ao ortopedista que me diagnosticou com esse probleminha,.. esporão.
    Mas ainda quero uma segunda opinião médica, pois eu achava que meu pé estava inflamado por dentro depois que pisei em uma agulha, tive que fazer uma pequena cirurgia, e foi de difícil cicatrização pq inflamou, e como trabalho autonoma (costureira) por mais cuidado que tomei ainda inflamou hj está super cicatrizado mas nesse processo inflamou.
    MAS QUERO MESMO DIZER QUE ADOREI A FORMA DE EXPLICAÇÃO DO ESPORÃO, AGORA ENTENDO BEM MELHOR.
    ADOREI.
    Fabiana, 34 anos costureira, Cosmópolis/SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia! Fico feliz em ajudar =]

    É sempre bom ter uma segunda opinião médica.

    Melhoras!

    Att,
    Marcela Moreira

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Marcela

    Andei fazendo alguns exercícios físicos, em especial a corrida, mas tive que parar de,há algumas semanas, devido há fortes dores na região do calcâneo. Fui no ortopedista e ele diaguinosticou tendinite. Mas eu fiquei meio que "duvidando" desse diagnóstico, já que o Dr. mal me examinou.Fiquei pensando que podesse ser esporão de calcâneo, Mas com essa sua fantástica explanação, voçê me deixou, mas tranquilo, já que tendinite eu acredito que seja maismais fácio de tratar. E se não for pedir demais gostaria que voçê me passasse algumas dicas de como tratar essa tendinite.

    Obrigado

    Elson

    ResponderExcluir
  4. Olá Elson,

    Obrigada pelos comentários.

    Realmente, se o médico não fez uma avaliação detalhada e nem solicitou nenhum exame, é coerente que você suspeite do diagnóstico.

    Na verdade, não existe uma coisa mais fácil ou mais difícil de tratar, o que interfere é o tempo que iniciou a inflamação, o esforço realizado e outros inúmeros fatores.

    Para te ajudar, eu não posso te falar aqui como tratar e correr o risco de você fazer tudo em casa sozinho. Você precisa ser acompanhado por um profissional fisioterapeuta.

    Mas, ficam algumas dicas que podem te ajudar: evitar impacto na região da planta do pé; realizar alongamentos leves quando não estiver com muita dor; realizar auto-massagem na planta do pé como mostram as últimas imagens desse post. Além disso, se estiver com muita dor pode realizar compressa com água morna ou fria (depende da fase da inflamação. Você pode ver isso no post "Gelo ou Calor?" do dia 21/02/11)

    Abraço!
    Aguardo retorno da sua evolução! Boa sorte.

    Att,
    Marcela Moreira

    ResponderExcluir
  5. Olha, parabéns pelo blog e dicas maravilhosas. É muito importante partilhar informações para aliviar as dores de tantos, isso é muito bonito e certamente não fica sem 'recompensa'. Na vida (e depois dela) a gente colhe o que semeia. Agora me tire uma dúvida: tenho diagnóstico antigo de esporão de calcâneo no pé esquerdo (meio plano) que depois de muito incomodar, adormeceu. Sempre fui sedentária e agora resolvi caminhar, aí apareceu uma dor na parte lateral interna do calcanhar direito. Pela manhã, principalmente, até tocar dói e tá meio inchadinho. Será outro esporão? grata.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Regina.

    Em relação ao pé esquerdo, você falou "adormeceu" por que a dor passou ou está dormente?

    E o pé direito precisa ser melhor avaliado, mas não é muito comum o esporão na parte lateral do calcanhar, pode ser um processo inflamatório devido algum esforço maior ou sapato apertado ou outro motivo. Há quanto tempo está inchado? Se for recente, sugiro que faça uma compressa com gelo, sempre protegendo a região com uma toalha para não queimar a pele.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada por ter sanado minhas dúvidas sobre esse problema .

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pela explanação. Estou com esporão na parte de trás do pe esquerdo e já estou fazendo sessões de fisioterapia com choques, ultrasom, turbilhão, alongamento e fortalecimento. Fora da clinica, faço caminhada e/ou corrida na areia para fortalecimento. Este tratamento está completo ou podemos incluir mais alguns? Grato
    Denis

    ResponderExcluir
  9. Oi Denis, o tratamento está bem direcionado para o caso e provavelmente com esta sequência de condutas você sentirá melhora do quadro.

    Pode acrescentar este exercício de automassagem da última foto, onde a embalagem de desodorante pode ser substituída por uma bolinha de tênis ou de isopor, promovendo um relaxamento da fáscia plantar pois esta fáscia também está ligada ao osso que tem o esporão. Pode realizar no final da caminhada.

    boa sorte.
    att,
    Marcela Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, teve uma época que inflamou e fiz uma cirurgia traumática... hj vivo ainda com o esporão e passo ácido salicílico e faço alongamentos... obrigada pelas ótimas informações do blog...

      Excluir
  10. minha mae tem esporao de calcaneo, ela tem 63 anos e esta no peso ideal, mas nao tem condiçoes de fazeer fisioterapia, muito menos pilates, essas dicas que voce deu nos desenhos podera ser suficientes ou nao, a algum tratamento mais em conta.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Teo,

    As dicas são suficientes se o caso não estiver muito avançado e ela não apresentar muita dor (fase aguda).

    Porém, se a dor persistir, ela deve tentar tratar com um profissional pelo menos para sair da fase aguda e depois realizar essas dicas em casa.

    Boa sorte e melhoras pra sua mãe.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dor muito grande no calcanhar, parece que tem uma bolinha de gude embaixo do meu pé, mas quando estou com o corpo em movimento não dói tanto, será esporão?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Fabiana, bom dia!

    Pode ser o esporão sim, mas pode não ser.
    Se você seguir as dicas de relaxamento e alongamento para os pés e pernas postadas no blog provavelmente iré melhorar. Caso a dor persista, procure um médico para que a realização de exames mostre o que é essa "bolinha de gude".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ola Marcela!

    Parabéns pela matéria acima, realmente muito esclarecedora.

    Estou sentindo um desconforto no calcanhar do pé esquerdo, e ao passar a mão pelo local é nítida a presença de tipo de um "calo". Já estou acionando meu convênio médico para agendar ida ao médico.

    Mas tem um item no seu texto que me chamou bastante atenção. Foi a figura sobre "Encurtamento de musculatura posterior". Apesar de praticar exercícios leves, caminhada e uso aparelho que simula caminhadas, faço alongamentos antes e depois dos exercícios. Porém, não consigo alongar os braços para que alcancem as pontas dos pés.

    Minha dúvida, você escreveu algum texto sobre isso? Como posso ajudar minha musculatura a se alongar até atingir as pontas dos pés? Devo força-la?

    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Vanderlei.

    Que ótimo que já agendou a ida ao médico.

    Em relação a atingir os pés, o segredo não é alongar o braço para tocar até os pés, mas sim alongar o corpo inteiro e principalmente (para este músculo) alongar a musculatura posterior da perna.
    Este post sobre alongamentos http://fisioblogando.blogspot.com.br/2011/02/alongue-se.html
    pode te ajudar. Na figura5 o alongamento deve ser realizando forçando sim, mantendo a posição máxima de 30segundos. Você vai sentir "esticando atrás do joelho" e vai perceber que quando juntar os pés e tentar tocar até o chão, vai está mais perto do que antes. Não é dor, é só uma "puxadinha/esticando".

    Ahhh Vanderlei, não é preciso tocar até o chão para ter sucesso na saúde física, mas quando você tem músculos mais alongados e fortalecidos está prevenindo uma série de doenças.
    E para manter o resultado tem que realizar com frequencia.

    Me conta aqui no blog o resultado!
    Uma dica legal é você fazer uma marcação, com caneta mesmo, na sua perna, até onde alcança. Depois de alongar vê quantos centímetros ganhou =] Vai ficar feliz com o resultado.

    Outra coisa é você tomar cuidado com a coluna, se estiver com dor na coluna é interessante alongar este músculo na postura deitada.

    Boa sorte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marcela! Tenho esporão de calcaneo, gostaria de saber se posso caminhar na esteira?

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcio,

    Primeiro preciso saber em que fase está seu esporão. Está sentindo muita dor? Consegue tocar o calcanhar no chão sem dor?

    Se você não está nesta fase aguda, então pode sim realizar caminhada na esteira sem impacto, inicialmente leve. Mas antes realize alongamentos musculares e siga as orientações deste post para melhorar o quadro.

    Boa sorte e qualquer dúvida estou aqui =]
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, meu nome é Cassius e operei esporão de calcaneo no dia 26/05/13 e hoje 04/07/13 não cicatrizou , meu médico disse pra eu continuar fazendo curativo com óleo dersani mais ´não estou vendo resultado , o que vc me aconselha .

    ResponderExcluir
  21. Cassius, boa noite.

    Se já faz mais de 1mês e você não viu resultado, você deve voltar ao médico com urgência ou consultar outro médico. Pode ser que o óleo não esteja surtindo efeito por algo associado e é importante um acompanhamento.

    Não posso te aconselhar mais do que isso.
    Melhoras!

    abraço.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Marcela!
    Há três meses atrás senti uma dor forte no tendão de Aquiles, como se fosse uma pedra no calcanhar direito. Eu praticava corrida, parei de correr e fui ao médico. Tomei alguns medicamentos anti-inflamatórios e a dor sumiu. Mas faz três meses que adormece os dedos dos pés dependendo da hora do dia e às vezes os dedos ficam doloridos por consequência dessa má de circulação. Faço massagem com uma bolinha e tento movimentar bastante os pés, mas não tive coragem de voltar a correr por causa da má circulação do meu pé. Tenho medo que volte essa dor no calcanhar e não possa mais correr. O que tenho é esporão ou uma tendinite?
    Obrigada. Muito boa sua matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janaína,

      Não posso te dizer o diagnóstico sem uma avaliação criteriosa.
      Porém, a massagem com a bolinha e a movimentação ativa dos pés promovem relaxamento e melhoram a circulação do membro. Para você iniciar a corrida é necessário que seu médico libere e te oriente em relação ao calçado com um amortecedor de boa qualidade, dessa forma você poderá voltar a correr.

      Em relação a dormência dos dedos, deve ser investigado para identificar a causa. Mas para amenizar enquanto não marca o médico, você pode utilizar materiais de diferentes texturas e passar na região adormecida para melhorar esta sensação. Os materiais podem ser simples: esponja de lavar louça (usa o lado áspero e o liso), véu, toalha.. e esfregar sobre a pele na região que sente a dormência.

      Melhoras Janaína!
      Aguardo notícias.
      Abraço.

      Excluir
  23. Bom dia

    Marcela Moreira

    A minha mãe anda a dois meses com o calcanhar adormecido muitas dores no calcanhar no tornozelo e tem desde o peito de pé muito inchado ate a barriga da perna, já tomou muita medicação e nada faz efeito , a minha mãe tem problemas circulatórios e já teve uma trombose venosa profunda mas os médicos dizem que esta tudo bem mas a verdade é que não melhora impossibilita o andar e esta sempre com muitas dores , fez um raio x que diz que tem um pequeno esporão calcaneo , será o esporão? Já não sei masi a quem recorrer

    Agradeço se poder responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, bom dia!

      É pouquíssimo provável que o esporão seja o causador de todos estes sintomas.

      Sua mãe precisa se cuidar com um outro médico que ao ouvir estas queixas não diga que "está tudo bem". O problema circulatório pode ser o grande responsável pela dor e inchado.

      Quando ela realiza movimentos do tornozelo com a perna um pouco elevada, a dor melhora? Ajuda a reduzir o inchaço?

      E para melhorar a dormência, deve ser investigado para identificar a causa. Mas para amenizar enquanto não marca o médico, ela pode utilizar materiais de diferentes texturas e passar na região adormecida para melhorar esta sensação. Os materiais podem ser simples: esponja de lavar louça (usa o lado áspero e o liso), véu, toalha.. e esfregar sobre a pele na região que sente a dormência.

      Melhoras para sua mãe e aguardo notícias!
      Abraço.

      Excluir
  24. Clara maria 27 de agosto de 2013 Marcela gostaria de sua ajuda, eu sempre caminhei e alonguei mas a uns quatro meses começei a centir forte dores no calcanhar direito,quando ando muito em um dia logo que me coloco em repouso já não posso quase andar... tendo que sair pulando até o pe esquentar e ae andar, caminhar nem pensar né? fui ao ortopedista que fez um raio x e diagnosticou espurão e não é um só não, são dois no mesmo calcanhar. fiz fisioterapia mas continuo com muita dor. se vc puder me ajudar fico muito grata. se puder responder agradeço muito

    ResponderExcluir
  25. Clara,

    Você precisa continuar o tratamento, mas o estranho é que não melhorou. Talvez outras técnicas da fisioterapia possam melhorar, e se persistir você procura o médico novamente.

    Mas, enquanto você não vai para fisioterapia e nem ao médico eu recomendo que você siga algumas das orientações desse post, como por exemplo a massagem com bolinhas ou rolo.

    Antes de levantar da cama você faz o seguinte: movimenta o tornozelo fazendo movimentos circulares, laterais e pra cima e pra baixo com os pés, dessa forma vai te ajudar a sentir menos dor ao levantar pois vai ativar a circulação.

    Melhoras. Espero ter ajudado.

    Abraço.
    Marcela

    ResponderExcluir
  26. Marcela,
    Passei por uma cururgia no tornozelo devido há uma fratura bimaleolar e já fui liberada para fisioterapia: ADM e força muscular . O calo ósseo ainda não está formado . Estou na 4 sessão de fisio e fisioterapeuta disse que meu tornozelo está muito rígido devido muito tempo imobilizado e disse que tenho que forçá- lo nos exercicios. Ela também faz manipulaçào de dorsiflexào e para baixo com muita força , onde sinto muita dor! Está certo esse procedimento?

    ResponderExcluir
  27. Olá Sônia! Este procedimento existe sim e, pelo que me parece o tempo de imobilização foi muito longo, devido a isso é preciso forçar para restaurar a amplitude de movimento. É comum a presença de dor mas não deve ser tão insuportável, deve ser suportável e após a manipulação você deverá sentir alívio.

    boa sorte no tratamento!

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcela Blz ? eu a 1 ano e 4 meses atrás levei uma pancada no tornozelo esquerdo numa brincadeira de fut na areia da praia no dia seguinte estava difícil apoiar o pé no chão mas o tempo foi passando e a dor ia e voltava depois de uns 3 meses passei a sentir uma espécie de queimação no local mesmo estando sentado. Lembrando que a alguns anos atrás já tratei de um esporão que apareceu na sola do mesmo pé kkkk mas..... superado . Tenho o problema de sobrepeso e trabalho 8 por dia sentado nada em pé e agora está doendo constantemente e preciso muito da sua ajuda e explicação obrigado abraços...

    ResponderExcluir
  29. Oi Richard,

    Pelo que você relatou as dores podem está associadas a soma destes fatores: inflamação que não foi bem tratada há mais de 1 ano + sobrepeso + esporão + ficar muito tempo sentado dificultando a circulação e o retorno sanguíneo.

    Uma orientação que te dou é que você procure um especialista em pé para verificar a causa e orientar para tratar com fisioterapia.

    Enquanto você não toma esta providência e continua suportando e convivendo com esta dor, você pode evitar ficar 8horas seguidas sentado, deve levantar pelo menos a cada 1 hora no máximo e realizar movimentos nos pés (girando o tornozelo, movendo pra cima e pra baixo como o movimento de acelerar e desacelerar um carro). Deve também utilizar sapatos adequados para reduzir a sobrecarga no calcanhar, como tênis que tenha amortecedor.


    Com certeza existem muitas outras dicas que você precisa saber, mas para mais detalhes é preciso uma avaliação minuciosa com acompanhamento de um profissional de saúde. Boa sorte!

    Melhoras e mande notícias!

    ResponderExcluir
  30. OI, fui diagnosticada com esporão, no RX do Calcâneo diz: discreto esporão plantar no calcâneo. ausência de sinais evidentes de fratura. No RX,com peso diz: Pequenos esporões plantares nos calcâneos. Apófise do tálus esquerdo proeminente. demais estruturas osteoarticulares sem alterações expressivas. Obs: a dor é no pé direito, pelo que entendi tenho pé cavo, a dor começou quando iniciei a Zumba ( tive que parar) tomei infiltração mas não melhorou e na fisioterapia apenas estão colocando gelo. Trabalho 4 hs por dia em pé ( sou professora) Estou uns 8 Kg acima do peso ideal. O que fazer preciso melhorar dessa dor. Obrigada Sonia Moutinho.

    ResponderExcluir
  31. Olá Sônia, você já tentou realizar as dicas deste post?
    Alongamentos, relaxamento com automassagem na planta do pé.. dentre outros citados acima.

    Em relação ao tratamento que você está realizando eu sugiro que você converse com sua fisio dizendo que não está vendo melhora ou que procure algum outro local com um tratamento mais completo e global.

    Em relação ao sobrepeso seria melhor atingir o peso ideal para diminuir a sobrecarga no calcanhar e também procurar sentar por alguns minutos, quando possível, dentro deste tempo de 4 horas.
    boa sorte e melhoras!

    ResponderExcluir
  32. Para aliviara a dor devo de o fazer com agua quente ou gelo?

    ResponderExcluir
  33. Olá Américo! Como está o seu pé? Está na fase aguda ou crônica?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, tenho um esporão na parte de traz do pé, detectado por ressonância, já fiz fisioterapia e mesmo assim não resolveu, jogo futebol, oque posso fazer para jogar sem dor? Ou será que terei que fazer cirurgia? Ele fica atrás do pé, no calcanhar, desde já obrigado

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, tenho um esporão na parte de traz do pé, detectado por ressonância, já fiz fisioterapia e mesmo assim não resolveu, jogo futebol, oque posso fazer para jogar sem dor? Ou será que terei que fazer cirurgia? Ele fica atrás do pé, no calcanhar, desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stenio, boa tarde! Que tipo de fisioterapia você realizou? É preciso rever se o tratamento foi realizado corretamente. Qual sua idade? Sempre jogou futebol? Você faz alongamentos e/ou aquecimentos antes do treino?

      Excluir
  36. fui diagnosticado com esporão calcâneo através de raio-x, vou começar o tratamento com uma medicação e a fisioterapia dia 26/10, alem da fisioterapia posso fazer compressas? qual ideal? com gelo ou agua morna?

    ResponderExcluir
  37. fui diagnosticado com esporão calcâneo através de raio-x, vou começar o tratamento com uma medicação e a fisioterapia dia 26/10, alem da fisioterapia posso fazer compressas? qual ideal? com gelo ou agua morna?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Você já iniciou o tratamento? O ideal seria iniciar com a fisioterapia e, se necessário, acrescentar o tratamento medicamentoso. Em relação a compressa você deve conversar com seu fisioterapeuta pois ele irá identificar em qual fase da doença seu pé está. Apresenta algum edema?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Marcela e obrigado por dividir seu conhecimento conosco de forma tão didática. Há um mês venho tendo esses sintomas, fui ao ortpedista e ele deus como HD Esporão Calcâneo MIE, solicitando rx e usg, passou-me medicação à qual adeti conforme orientação médica, os exames ainda não foram realizados estando agendados para o final de novembro de 2015. Tornei a voltar em atendimento pois a dor é insistente até mesmo com o pé em descanso, de zero a dez eçe dói 04,rs... qdo ando chega a 08. Enfim, o mesmo não recomendou outra medicação ou tratamento para alivio da dor, e a dor neste exato momento está maior do que o orgulho em te questionar, o que devo fazer já que não tenhi o diagnóstico mas todas as indicações? Descupe a confusão das palavras, parece mais um desabafo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sol Dias!

      Você tentou seguir as dicas das imagens deste post? Se sim e não melhorou em nada, você pode realizar uma compressa morna durante 30 min realizando a imersão de todo o pé dentro de uma bacia. Caso você tenha alteração de sensibilidade ou apresente algum inchaço ou ferida aberta, então não pode realizar a compressa sem antes conversar com o médico.

      Melhoras!
      Manda notícias! beijos

      Excluir
  40. Olá.. sinto umas dores no pé direito.. a dor e muito forte. Já tomei antflamatorio.no meu rx deu esporão de calcanho. Dói muito lateja. Meu calcanhar está grosso e dormente. Tô fazendo zumba só piorou. E agora está vindo uma dor p lateral do meu calcanhar.devo continuar a zumba?

    ResponderExcluir
  41. Olá.. sinto umas dores no pé direito.. a dor e muito forte. Já tomei antflamatorio.no meu rx deu esporão de calcanho. Dói muito lateja. Meu calcanhar está grosso e dormente. Tô fazendo zumba só piorou. E agora está vindo uma dor p lateral do meu calcanhar.devo continuar a zumba?

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Nossa ! muito me valeu as dicas que ,li , meu calcanhar esquerdo ,está ,amortecido ,vou tentar tudo o que li ,obrigado ,pelo bem que fazes!

    ResponderExcluir
  44. Olá Marcela boa noite.... Hj está completando uma semana, q estou sofrendo com esse problema... Choro quase todas as noites, quando preciso me levantar... Estou colocando meu pé esquerdo em água morna.. Sinto uma melhora na hora, mas depois sempre que preciso levantar a dor é horrível... Isso é muito séri,, uma dor q eu não desejo para ninguém.. estou tomando um remédio (Alginac1000)....Será que ficarei curada com esse remédio... Não aguento mais sofrer :(

    ResponderExcluir
  45. Olá Marcela boa noite.... Hj está completando uma semana, q estou sofrendo com esse problema... Choro quase todas as noites, quando preciso me levantar... Estou colocando meu pé esquerdo em água morna.. Sinto uma melhora na hora, mas depois sempre que preciso levantar a dor é horrível... Isso é muito séri,, uma dor q eu não desejo para ninguém.. estou tomando um remédio (Alginac1000)....Será que ficarei curada com esse remédio... Não aguento mais sofrer :(

    ResponderExcluir
  46. Eu me chamo Elaine Cristina... Já faz um tempo venho vendo várias explicações sobre esporão... Mas vc foi a q melhor explicou..e ainda mais responde para nós aflitos com essa dor horrorosa... Estou escrevendo esse comentário chorando muito... Mas tenho FÉ QUE VOU MELHORAR...

    ResponderExcluir
  47. Eu me chamo Elaine Cristina... Já faz um tempo venho vendo várias explicações sobre esporão... Mas vc foi a q melhor explicou..e ainda mais responde para nós aflitos com essa dor horrorosa... Estou escrevendo esse comentário chorando muito... Mas tenho FÉ QUE VOU MELHORAR...

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá Marcela,
    Tenho uma tia que está com esporão de calcâneo, e está na fase inflamatória a mais de 3 meses. Queria saber se ela continua fazendo compressa de gelo?
    Pois sou estudante de Fisioterapia e aprendi que não se deve utilizar compressa quente em processos inflamatórios pois irá piorar os sinais flogísticos.
    E outra coisa que me deixou em duvida é o uso de US na região, o efeito cavitacional sobre proeminência óssea, não irá piorar?

    ResponderExcluir
  50. BOA NOITE MARCELA
    EU A 8 ANOS ATRAZ FIZ TRATAMENTO DE CÂNCER E QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA,
    E APÓS ESTE TEMPO TOMO UNS REMÉDIOS PARA HIPERTENSÃO, E ALGUM PARA NERVOS AS VEZES.
    MAIS MEUS PES VIRE E MEXE ANDO DOÍ. PARECE QUE EXISTE NA SOLA DOS PES UMAS BOLAS DE GUDE. EU PARO E OLHO E NAO ACHO E NAO VEJO NADA, MAIS AO PISAR SINTO AQUELAS BOLINHAS COMO SE FOSSE VERDADEIRAS, MAIS NAO ACHO ELA .
    NAO SEI O QUE NEM VERMELHO FICA
    JA FIZ ESTA PERGUNTAS AOS MEDICOS QUE FREQUENTO.
    UNS FALA QUE E FIBROMIALGIA.
    OUTRAS NAO SABEM.
    SO SEI QUE AS VEZES NO DA PARA ANDAR PORQUE DOI. MAIS MESMO DOENDO AO ANDAR, SE VIRAR PODE APERTAR ELE QUE NADA VER NEM VERMELHO.
    AI PARA DE ANDAR A DOR SOME.
    PODERIA ME ORIENTAR A QUEM PROCURAR.
    AGRADEÇO SEU TEMPO E ATENÇÃO DADA. POIS E DIFÍCIL
    SE FOR NERVOS OU O QUE SEJA TENHO QUE SOLUCIONAR
    GOSTO E PRECISO DE NADAR ,MAIS ASSIM FICA DIFÍCIL PARA AJUDAR A MIM MESMO A RECUPERAR AS MINHAS ENERGIAS PERDIDAS A ANOS.
    OBRIGADOS.
    BENITO .

    ResponderExcluir
  51. Oi, estou com uma pequena bolinha perto desse tendão de Aquiles, e está doendo pra caramba

    Principalmente quando movimento ele ou ando .

    Será que e isso?


    Muito repouso acho que foi a causa.

    ResponderExcluir
  52. Seu blog está em atividade? A última postagem que visualizei foi 3 de Maio 2017. Gostei muito de sua xplanacao e figuração sobre o assu to esporão. Gostaria de orientação para meu caso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. já estou com 7 dias aplicando gelo no calcannio pode trocar por contraste no calcannio

    ResponderExcluir