Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Acordou com Torcicolo?



O que é?

          O torcicolo é um distúrbio na região do pescoço  que pode causar dor intensa localizada, ou se irradiar para musculatura da região dorsal.  Torcicolo significa torci (torto) e colo (pescoço).
          Por mais desconfortável que seja, o torcicolo serve para proteger o pescoço evitando que o ferimento inicial se transforme em algo mais grave.

Tipos de Torcicolo:

  1. Congênito: ocorre em recém-nascidos decorrente de complicações durante o parto ou mal posicionamento intrauterino. O tratamento fisioterapêutico é realizado nos primeiros meses de vida.
  2. Espasmódico: rara doença neuromuscular causada por seguidas contrações da musculatura do pescoço. 
  3. Muscular ou Repentino: decorrente de uma contratura muscular, que pode ser resultado de uma má postura da região do pescoço, movimento brusco, trauma, tensão ou má posição ao dormir. Os nervos que passam próximo ao músculo podem sofrer compressão e inflamação.
Observe a grande quantidade de músculos na região cervical, em destaque está o famoso ECOM (esternocleidomastoideo) que é um dos mais comprometidos no torcicolo. Este músculo permite movimentos de rotação, inclinação e uma leve extensão da cabeça.


Sinais e Sintomas do Torcicolo Muscular:

  • Dor intensa a qualquer tentativa de mover a cabeça

Dor e limitação de movimento
  • Diminuição da amplitude dos movimentos do pescoço
  • Dor localizada num só lado do pescoço
  • Dor sensível ao toque
  • Dor pode irradiar para região dorsal


O torcicolo pode comprometer outras musculaturas, pois nosso corpo é uma verdadeira cadeia muscular

Dicas de Auto-massagem   

  1. Sente-se em uma postura confortável
  2. Faça movimentos lentos e suaves tentando "esticar" o músculo de forma superficial, sem provocar dor intensa
     
Movimentos lentos e suaves, se a dor permitir é ideal que seja realizado tanto no lado da dor quanto do lado oposto
 

       3. Aplique compressa morna na região, no mínimo por 20min. Em seguida tente   esticar os músculos devagar 
       4. Finalize com movimentos circulares na região dolorida
       5. Pode-se utilizar uma bolinha (de tênis, isopor) para melhorar o relaxamento
      
    Auto-massagem com uso de bola
          
              Se a massagem não aliviar o quadro, procure seu médico.

    Tratamento
    • Repouso: um músculo espástico e tenso não pode continuar trabalhando para não agravar o caso
    • Se a dor persistir, o colar cervical pode ser utilizado pois promove o descanso e diminui o espasmo muscular. O ideal é que seja provisório para não acomodar a musculatura
      Colar cervical de espuma
    • Compressa morna é indicada para relaxamento local. Porém há controvérsias em relação ao uso de gelo ou de calor e gelo seguidos. Porém, o resultado fisiologicamente comprovado e de sucesso na prática é o uso de CALOR (termoterapia)
    • Relaxantes musculares: receitados pelo médico
    • Acupuntura
    • Massagem e auto-massagem
    • Shiatsu
    • Quiropraxia
              Se você apresenta torcicolo com frequência, procure seu médico para identificar a base do problema. Reavalie sua postura, seu local de trabalho, sua cama, seu travesseiro... a soma de fatores podem prejudicar sua qualidade de vida.
    Observe um travesseiro com uma altura ideal, onde a coluna se mantém no eixo e não tensiona a musculatura do pescoço

    38 comentários:

    1. Muito bom!
      Mah, a pessoa deve usar travesseiro alto ou baixo pra evitar esse tipo de coisa?

      ResponderExcluir
    2. Ótima pergunta Camilla!
      O travesseiro ideal não deve ser alto e nem baixo. Para esclarecer seu questionamento, vou acrescentar uma foto no final deste post.

      A altura do travesseiro é mais importante do que a matéria-prima (espuma, látex ou pena de ganso).

      O indicado é provar o travesseiro antes de comprar e sentir se é confortável para você.

      ResponderExcluir
    3. Legal, Marcela!
      Então, em caso de dores muito fortes no primeiro dia de uma crise desse tipo, posso tomar um relaxante muscular, tipo Dorflex?
      Da última vez que tive um torcicolo, nem consegui trabalhar e passei o dia em casa como um robô enferrujado. Bjos.

      ResponderExcluir
    4. ahaha.. depois das dicas eu espero que você não fique mais como um robô enferrujado =D

      Bem,
      Caso as condutas de compressa morna, repouso e auto-massagem não amenizarem o problema, o indicado é que a medicação só seja tomada após receitada pelo médico.

      ResponderExcluir
    5. Oi Marcela ! Meu nome é Alanna, tenho apenas 13 anos e to com uma dor infernal ! Que tipo de remédio devo tomar para, pelo menos, diminuir a dor ?

      ResponderExcluir
    6. Olá Alanna!
      Se você seguir as dicas acima sua dor irá diminuir, mas se persistir você deve procurar o médico pois ele poderá receitar medicação.

      Há quanto tempo você sente está dor? Já fez compressa morna para relaxar os músculos?

      bejs

      ResponderExcluir
    7. Oi, eu estou com essa dor desde a madrugada, é o lado direito. Não não fiz. Por quanto tempo eu devo ficar com essa dor ? Posso ir para escola com ela (a dor) ?

      ResponderExcluir
    8. Alanna, essa dor pode ser devido a uma mau posição que você dormiu ou ao travesseiro...

      As dicas que te dou para você não faltar aula amanhã é fazer uma compressa morna por 20minutos na região dolorida, não fazer movimentos rápidos, não carregar peso na mochila principalmente do lado direito, dormir com um travesseiro adequado (veja a última imagem no post).

      Enfim, siga as dicas de auto-massagem que tem no post e me fale se melhorou =]

      ResponderExcluir
    9. Okay, muito obrigada. Vou fazer a compressa morna e se melhorar amanhã lhe respondo .

      ResponderExcluir
    10. oi meu nome é andrio, acordei bem como sempre fiz meu alongamento diario mas quando cheguei no trabalho e fui subir uma escada senti uma fisgada.Achei normal e nem disconfiei mas ao erguer um peso de 50kg começou a doer muito e fui ficando com torcicolo.
      moro sozinho fui no medico e ele me receitou relaxante muscular mas n passou a dor agora fui tomar um banho bem quente e deixei o lado da dor em baixo do chuveiro,isso serve como compressa ?
      e claro seguindo o concelho acima fiz massagem ao redor do pescoço agora to deitado esperando passar pra ir pra facul, demora muito ou depende de pessoa pra pessoa a melhora?

      ResponderExcluir
    11. Olá Andrio, espero que tenha melhorado e ido para aula.

      A água morna serve como uma forma de relaxamento muscular, mas é diferente de realizar uma compressa devido a área de contato do calor com a pele e também ao posicionamento do músculo que no banho não está totalmente em repouso.

      A melhora varia sim de pessoa pra pessoa e também dos procedimentos seguidos. Realize 20min de compressa morna na região em uma posição bem relaxada e confortável e continue com os outros procedimentos que você citou.

      abraço

      ResponderExcluir
    12. Olá Marcela, meus cumprimentos.

      o que faz a distinção de torcicolo e uma possível lesão na cervical? Como posso distinguir uma coisa da outra?
      Obrigada.

      ResponderExcluir
    13. Olá Paula,

      Torcicolo é na maioria das vezes, um comprometimento muscular.. uma tensão exacerbada da musculatura.

      Já uma lesão cervical é algo muito mais complexo e que necessita de intervenção médica, além de exames para identificar exatamente a estrutura envolvida. Neste caso, as dicas que citei neste post não iriam solucionar o problema.

      Beijo
      Atenciosamente,
      Marcela Moreira

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigadíssima Marcela.

        Após 2 semanas de muitas dores no ombro e pescoço (achando ser torcicolo), na última sexta a dor "desceu" para o cotovelo e com formigamento para a mão esquerda, o médico me pediu um exame de urgência (eletroneuromiografia + PESS)para confirmar lesão na cervical.

        Essas lesões são graves, sequelantes e me farão uma pessoa sedentária e imobilizada?

        Obrigada.

        Excluir
    14. Paula, boa noite.

      Não pense o extremo da situação.. pelo que você falou, é provável ser alguma compressão nervosa que está causando este formigamento. Mas o médicao irá te passar um resultado mais exato quando ler seus exames.

      Como você só sente dores e já está tratando com antecedência, nem pense que irá ficar imobilizada e muito menos sedentária!
      É muito provável que o médico indique você para realizar sessões de fisioterapia e assim aliviar as dores e acabar com a causa do problema.

      boa sorte, beijos

      ResponderExcluir
    15. Cara Marcela, obrigada pelo apoio, pela força e principalmente pelo norteamento.
      É que são tantas coisas, de repente, que a gente fica vulnerável e deprimida, sentindo que nunca mais serei a mesma e ficarei sem poder continuar minhas atividades.

      Muito obrigada. De verdade.
      bjs e sucesso a ti também.

      ResponderExcluir
    16. Com quantos dias devo procurar um medico? Estou com torcicolo tem dois dias dormi com minha filha de mal jeito ao me virar estralou e a dor foi aguda , estou mexendo aos poucos mas a dor esta aumentando.

      ResponderExcluir
    17. Bom Dia Kécia,

      Se você seguiu as dicas e não melhorou nada. E ainda, a dor está aumentando.. procure um médico! Não espere mais!

      ResponderExcluir
    18. Fiz o procedimento, estou com um leve pressão no pescoço, a dor diminuil, mas au ingerir algo ou engolir, falar com dificuldade ainda doi

      ResponderExcluir
    19. Bom Dia Gabriel, se a dor continuar procure um médico para uma melhor investigação.

      abraço.

      ResponderExcluir
    20. Estoy amamentando e me deu um baita torcicolo oque eu posso fazet

      ResponderExcluir
    21. Ola, acordei com uma dor que não podia nem mexer pro lado esquerdo ( a qual era a dor ) e meu ombro esquerdo ta mais caido que o direito. Isso é normal?

      ResponderExcluir
    22. Olá, querida, boa noite.
      Ontem de madrugada, após sofrer uma crise convulsiva, acordei pela manhã com forte dor cervical, sem poder mexer o pescoco, principalmente para trás, pois a dor é intensa, e se espalha pela musculatura do rosto e pela área dorsal. Fiz uso de um gel, mas estou usando colar cervical, mas parece que minhas dores estão pior, e tenho tido muita dor de cabeça. O que fazer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boa Noite Sueli,

        Você já tentou uma compressa morna?
        Em relação ao colar cervical, use apenas se estiver no trabalho ou em algum tipo de atividade. Caso você esteja em casa e possa ficar de repouso com um bom travesseiro de altura ideal, opte por ficar sem o colar e aproveitar os benefícios da compressa. Manda notícias! Beijo

        Excluir
    23. Tenho uma dor no pescoço quase que crônica, qualquer movimento mais brusco me deixa torta e com muita dor, aff.
      Ótima matéria, bastante simples, direta e esclarecedora. Parabéns!!

      ResponderExcluir
    24. Tenho uma dor no pescoço quase que crônica, qualquer movimento mais brusco me deixa torta e com muita dor, aff.
      Ótima matéria, bastante simples, direta e esclarecedora. Parabéns!!

      ResponderExcluir
    25. Ola Mah
      Bom, eu tenho 12 anos e e estou com torcicolo por causa de uma lesao em cama elastica...
      Queria saber se é preciso usar o Colar Cervical na escola ( cerca de 6 hrs q fico na escola) pois minha idade e dificil ficar com isso sem ser "Zoado" torcicolo e do tipo congenito e estou com a cabeça meio torta ...
      BJS ! Otma materia exclareceu muitas duvidas :)

      ResponderExcluir
    26. Oi Marcela. Acordei segunda com um torcicolo bem chato. Durante o dia, enquanto me movimento, não sinto quase nada. Mas quando me deito sinto que a dor ai da está lá. Ontem fui dormir melhor, mas hoje, quarta-feira, acordei muito mal. A dor está pior hoje e já é a terceira manhã de torcicolo!
      Tive muito estresse nos últimos dias, mas o travesseiro é o mesmo de sempre.
      Só hoje resolvi tomar um remédio. Mas nao sei se tomo relaxante muscular ou diclofenaco de potássio.
      Me ajuda?

      ResponderExcluir
    27. O que devemos fazer para evitar a dor no ombro tbm Além da dor do pescoço??

      ResponderExcluir
    28. O que devemos fazer para evitar a dor no ombro tbm Além da dor do pescoço??

      ResponderExcluir
    29. Oi minha filha ta uma semana com torcicolo mais ta um pouco torta a cabeča dele como fačo pra ela valtar na posičao serta

      ResponderExcluir
    30. Se a pessoa esta com torcicolo do lado direito do pescoço, ela deve deitar com a cabeca pra qual lado ? Esquerdo ou direito, afim de nao lesionar mais o local

      ResponderExcluir
    31. Boa Tarde Marcela,

      Desde segunda tenho dor no pescoço que se estende ao ombro, tomei dorflex mas só ameniza por um tempo, ai fui ao médico que me receitou um antinflamatório ,mas novamente só ameniza a dor depois a dor volta forte, não sei o que fazer mais

      ResponderExcluir
    32. Eu acordei com torcicolo mas fiz a auto massagem e melhorou bastante muito obrigado pela dica

      ResponderExcluir
    33. Olá, estou procurando em sites e esse me chamou a atenção, estava correndo em casa quando do nada senti dores fortes direito do pescoço, alguém sabe o que pode ser isso?

      ResponderExcluir
    34. Meu esposo sofre com torcicolo tem dias que sente muita dor toma vários remedio e não adianta

      ResponderExcluir