Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Não é milagre, é Fisioterapia

        A novela "Insensato Coração" da rede Globo valoriza o trabalho da Fisioterapia, aborda cenas emocionantes durante o tratamento de um paciente paraplégico. O personagem Pedro, foi vítima de um acidente de avião e sofreu uma lesão medular, ou seja, lesão de elementos neurais do canal medular que percorrem a coluna vertebral. 

Regiões inervadas em cada porção da medula espinhal, no interior da coluna vertebral (arte: Jim Lubin).

         Muitos casos de lesão medular são decorrentes de acidentes de trânsito, outras causas são: mergulho, agressão com arma de fogo, queda, tumores ou hemorragias podem resultar em lesão das estruturas medulares e interromper a passagem dos estímulos motores e sensitivos.
        De acordo com o nível e tipo de lesão, o quadro clínico do paciente pode ser leve ou muito grave. Quanto mais alto o nível da lesão pior será o prognóstico. Quanto mais baixo o nível da lesão, melhor o paciente responde ao tratamento, como é o caso de Pedro.

Acompanhe a evolução de Pedro com a ajuda da Fisioterapia:

Mobilização passiva de membros superiores e inferiores com o paciente ainda no hospital, o objetivo é evitar feridas por passar muito tempo deitado e evitar outras sequelas.

Fortalecimento da musculatura abdominal associado a respiração. Movimentos laterais da cintura pélvica com auxílio da bola.

Fortalecimento de membros inferiores com resistência da gravidade. Posteriormente pode ser utilizado tornozeleiras para aumentar a resistência, preservando a força muscular.

Uso de escova para estimular a sensibilidade perdida após a lesão. Treino de atividades funcionais como calçar o sapato sentado na cadeira de rodas
Treino do manuseio da cadeira de rodas, o que permite maior independência do paciente. Treino do rolar associado a atividade de vestir a calça.

Treino de mudança de posturas: de ajoelhado para semi-ajoelhado com auxílio de barras e incentivo da terapeuta.

Estímulo da postura de pé e treino do passo para iniciar a caminhada.

Treino de marcha (caminhada) com auxílio do andador e da terapeuta.

Hidroterapia: caminhadas dentro da piscina são facilitadas pela presença do Empuxo e outros benefícios da água.


É inquestionável a importância da fisioterapia no processo de recuperação e reabilitação dos indivíduos com lesão medular. Porém, a maior parte do sucesso do tratamento está no empenho do paciente, dedicação e força de vontade.









quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fisioterapia na Doença de Parkinson

        A Doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do SNC (Sistema Nervoso Central), onde ocorre uma deficiência na produção da substância DOPAMINA. Em geral acomete os idosos.

Corte transveral do cérebro - local da dopamina
Sinais e Sintomas
      Os sinais e sintomas da DP podem ser confundidos com as alterações que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Os sinais mais evidentes são:
  • Tremores
  • Rigidez nos movimentos
  • Lentidão nos movimentos
  • Passos curtos ao caminhar
Passos curtos e Rigidez de movimentos

 
      Outras alterações:
  • ¡Micrografia (escreve em letras pequenas)
  • ¡Embaçamento da visão
  • ¡Disartria (dificuldade em articular as palavras)
  • ¡¡Sialorréia (saliva em excesso)
  • ¡Deformidades de mão e pé
  • ¡Demência
  • ¡Depressão
 Tratamento Fisioterapêutico

      Algumas condutas podem melhorar significativamente a qualidade de vida desses pacientes:

Alongamento e Fortalecimento muscular

Fortalecimento de membros inferiores e agachamento
Treino de Equilíbrio
Treino de caminhada com passos longos e uso de resistência
Hidroterapia
           O paciente com DP deve realizar exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, pedalar), pois estudos mostram que essas atividades retardam o processo de degeneração das substâncias cerebrais, como a DOPAMINA. 

Exercício aeróbico
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cuide da Hipertensão

Hipertensão ou "Pressão Alta"

Se você NÃO TEM, CUIDE PARA EVITAR
Se você TEM, CUIDE PARA CONTROLAR

O que é Hipertensão?
         A Pressão Arterial (PA) que mantem o sangue circulando no organismo, é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. 
        O organismo funciona com nível pressórico aceito, universalmente normal, em torno de (<140/ <90 mmHg) para adultos, respeitando-se a individualidade de cada um.
         Os médicos classificam a PA entre 120/80 e 140/90mmHg como normal ou "pré-hipertensão".
        Normalmente, indivíduos com PA igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado  como hipertenso.

 Siga 10 atitudes saudáveis e controle os níveis de pressão:

1. Manutenção do peso ideal: o sobrepeso dificulta o trabalho do coração para bombear o sangue.
2. Atividade física regular: melhora a resistência do sistema cardiovascular e pulmonar. Antes de inicar o treinamento, procure um médico.  
3. Redução de sal: o excesso de sal além de aumentar a pressão, pode prejudicar o sistema renal e digestório. Mantenha o saleiro longe da mesa na hora das refeições. Reduza o consumo de enlatados e alimentos em conserva.
4. Evitar bebidas alcoólicas: o álcool em grande quantidade é inimigo da pressão arterial controlada. Elimine o consumo ou tenha muita moderação.
 
5. Dieta saudável: acrescente muitas frutas, verduras e legumes no seu cardápio diário. Prefira carnes magras ou frango ou peixe. 
Beba muita água. Evite a gordura em excesso, pois pode comprometer a parede dos vasos.
                        Frutas e Água                                  Presença de gordura nos vasos                               

6. Medicamento: deve ser atualizado pelo médico com certa frequência. Ingerir em dose e horário correto.
7. Cigarro: além de comprometer toda saúde, o tabaco e demais substâncias do cigarro elevam a PA.  

8. Estresse: controle suas emoções e a sobrecarga do dia-a-dia. Inclua atividades relaxantes e "escute" os sinais de seu corpo.  



9. Exames médicos: são eficazes para diagnosticar patologias e facilitar no tratamento. Além disso servem para adequar a medicação. 

10. Medir a pressão: a PA regula todo o metabolismo do nosso organismo. É importante acompanhar os níveis pressóricos no mínimo uma vez por ano, ou com maior frequência para os hipertensos.  

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Gelo ou Calor?

Você já se deparou com esta dúvida?
Após uma lesão, um entorse, uma "pancada", o que utilizar? Compressa quente ou fria?


Observe as respostas fisiológicas do gelo e do calor e entenda porque a dúvida é pertinente:

Gelo (Crioterapia)
  • Diminuição da circulação
  • Diminuição do metabolismo
  • Diminuição da inflamação
  • Diminuição da dor (anestesia)
  • Diminuição do espasmo muscular

Calor (Termoterapia)
  • Aumento da circulação
  • Aumento do metabolismo
  • Aumento da inflamação
  • Diminuição da dor (anestesia)
  • Diminuição do espasmo muscular 

          Ambas modalidades são instrumentos importantes no tratamento de patologias ortopédicas e  neurológicas. Tanto o gelo quanto o calor promovem alívio da dor. O importante é saber o momento correto de sua utilização. 
          Para obter os benefícios, é preciso entender as necessidades de cada indivíduo, qual fase ele se encontra (aguda, pós-aguda ou crônica) e suas respostas fisiológicas específicas.
Entorse no tornozelo
 
              Existe comprovação científica que em casos agudos (imediatemente após a lesão: quedas, pancadas, câimbras, tensão ou fadiga) a aplicação de gelo na área afetada é benéfica. O tempo de agudização ocorre nas primeiras 24 a 72 horas, a aplicação do gelo na área afetada varia de 20 a 30minutos. É contra-indicado a aplicação de calor, pois aumentaria o metabolismo agravando a lesão.

             Após 10 a 15 dias da lesão (fase pós aguda), é favorável o uso de termoterapia, pois o aumento do metabolismo e circulação promovem a redução do espasmo muscular e aliviam a dor. A aplicação pode ser realizada várias vezes ao dia de 20 a 30 minutos.
             E na lesão crônica (que dura há muito tempo)? Gelo ou Calor?  O gelo é um excelente analgésico.

Dor lombar crônica

              No caso da lesão crônica, que persiste por mais de 20 dias, é indicado tentar aquilo que seu organismo responde da melhor forma. Cada organismo pode apresentar respostas diferentes. É possível ocorrer uma agudização da lesão crônica, neste caso é imperativo voltar para o gelo.


USE SEMPRE O BOM SENSO:
  • Em fases crônicas, com o objetivo de diminuir o espasmo muscular, utilize aquilo que seu organismo responde melhor.
  • O calor deve ser agradável e não causar sensação de queimação.
  • O gelo também pode queimar a pele. Então, o tempo deve ser moderado. Utilizar uma interface (saquinho, toalha) entre o gelo e a pele para evitar lesão.
  • Não aquecer regiões anestesiadas, edemaciadas (inchadas), ferida com sangramento, áreas com tumor, sobre abdômen de gestantes.
  • Não use gelo se você apresentar problemas de circulação. Evite o gelo em feridas abertas ou queimaduras, neste caso é recomendado água fria como anestesia.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Neste Carnaval, como anda sua postura?

Você está seguindo as dicas das últimas postagens?
Veja com qual destas imagens sua coluna se identifica:


                      Figura 1                  Figura 2                              Figura 3

O Super Homem (fig.1): merece o prêmio da melhor postura. Simplesmente, mantém a coluna no eixo. Se você se identificou com ele, parabéns! 

E o vilão Coringa (fig.2)? Ele exagerou tanto na pose para foto que acabou jogando demais o corpo para trás. Observem que a coluna lombar (região baixa das costas) está formando uma curva acentuada que pode predudicar os discos vertebrais e causar graves consequências.

E nosso amigo Shrek (fig.3) ? Ele precisa urgentemente tratar da coluna! Vulgarmente chamado de "corcundo", muitas pessoas apresentam esta alteração chamada de Hipercifose Dorsal. 


A COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é o eixo do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. 

      Anatomia da coluna vertebral                     Postura adequada

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ALONGUE-SE!!

O QUE É ALONGAMENTO?

O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem seu comprimento. Deve ser realizado:

1. Lentamente
2. Manter de 15 a 30 segundos (respeite o limite de seu corpo)
3. Manter uma boa postura



BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO


- Reduz as tensões
- Reduz o risco de lesões
- Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia
- Aumenta a autoestima
- Diminui dores musculares
- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais
- Aumenta a capacidade de concentração
- Ativa a circulação sanguínea
- Tranqüiliza e relaxa
- Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral
- Combate o stress
- Retarda o envelhecimento
- Melhora a qualidade de vida

DEIXE O ALONGAMENTO FAZER PARTE DA SUA VIDA



Alongamento é para TODOS! Crianças, adultos e idosos!
Podem ser realizados no trabalho, no carro ou até assistindo TV.
É agradável quando realizado de forma correta.







quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Utilização de Jogos Eletrônicos para Reabilitação - Projeto de TCC

Fisioterapia de uma forma diferente

Bem-vindos ao Fisioblogando!!

Um espaço reservado para dicas e esclarecimentos sobre Fisioterapia.
Vamos aproveitar este encontro para ver as DICAS de hoje sobre
EDUCAÇÃO POSTURAL.

Sabe aquela dor lombar (região baixa das costas) após um dia de
trabalho? Sensação de cansaço nos ombros e pescoço?
Aprenda a interpretar os sinais do seu corpo!
Tudo isso pode ser decorrente de maus hábitos posturais.

A boa postura além de evitar dores na coluna, ajuda a melhorar
a circulação, a respiração e até a digestão.

Siga algumas dicas simples que irão fazer grande diferença na sua saúde: